Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa terá ações no Metrô do Recife


O Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa, celebrado nesta quinta-feira (15), será marcado por campanhas e serviços gratuitos para a população. Estão previstas ações de saúde na Estação Central do Metrô do Recife, no bairro de São José, e no Sesc de Piedade, em Jaboatão dos Guararapes, na Região Metropolitana. Nos ônibus, haverá conscientização sobre crimes praticados contra a terceira idade.

A ação de saúde no metrô será realizada pela Secretaria Municipal de Saúde do Recife, perto das catracas de embarque e desembarque de passageiros, das 7h às 13h. Além de distribuição de material informativo e de kits de saúde bucal, haverá aferição de pressão, teste de glicemia, corte de cabelo e escova, exame de detecção de tuberculose e vacinação contra o vírus Influenza.

As pessoas acima de 65 anos fazem parte do grupo prioritário de vacinação. Também haverá apresentações artísticas, com grupos de dança, teatro e forró pé-de-serra.

Em Jaboatão, a iniciativa é do governo do estado, em parceria com a prefeitura. Das 8h ao meio-dia, serão oferecidos testes de colesterol, de glicemia e hepatites B e C, aferição de pressão, bem como vacinação contra a gripe.

As equipes vão distribuir preservativos femininos e masculinos, kits para higienização bucal e hipoclorito. Para as mulheres, haverá exames do colo de útero, realizados pela unidade móvel do Sesc Saúde Mulher.

A quantidade de atendimento vai variar de acordo com o serviço oferecido. Também são parceiros da ação a Secretaria de Saúde de Pernambuco, Secretaria de Municipal de Direitos Humanos, Secretaria de Defesa Social, Senac e Defensoria Pública.

Ônibus

A violência contra os idosos será tema de uma campanha realizada no sistema de transporte coletivos do Grande Recife. Os 2.965 veículos vão receber cartazes informativos com os tipos de violação mais frequentes. Entre elas estão: negligência, abandono, agressão física, abuso financeiro e maus-tratos.

Nas peças, que também serão divulgadas pelas redes sociais, constam o detalhamento do que configura o crime, previsto no Estatuto do Idoso; Há, ainda, os telefones de contato para denúncias.

Ao longo deste ano, o Centro Integrado de Atenção e Prevenção à Violência Contra a Pessoa Idosa (CIAPPI), programa da Secretaria Executiva de Direitos Humanos (SEDH), tem realizado ações de fiscalização em Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPIs). Foram interditados três estabelecimentos, nos últimos dois meses, após constatação de violações. Em um deles, os internos tiveram que ser transferidos.

Grande parte da demanda do Centro é proveniente de denúncias. Os demais casos são provenientes da rede de assistência e de demanda espontânea. O CIAPPI presta apoios psicossocial e jurídico, recebe denúncias de violação dos direitos da pessoa idosa e encaminha para as entidades responsáveis.

A equipe técnica é composta por profissionais daa áreaa de psicologia, jurídica e assistência social. Mais informações por meio do telefone (81) 3182.7649.

Fonte: G1 PE