Após um dia sem ônibus, Metrô do Recife volta a operar até as 20h


Depois de um dia absolutamente sem nenhum ônibus de transporte de passageiros circulando na Região Metropolitana do Recife nesta sexta-feira (28), o Metrô do Recife voltou a operar, às 16h, no horário de pico do fim do dia.

A busca dos passageiros pelo metrô fez formar uma fila na estação central, no bairro de São José. A circulação dos trens segue até as 20h. Pela manhã, o metrô circulou no horário de pico do expediente, das 5h às 8h. Neste sábado (28), a circulação volta ao normal, a partir das 5h Diariamente, o Metrô do Recife atende a cerca de 400 mil passageiros.

A paralisação maciça dos rodoviários foi confirmada pelo Grande Recife Consórcio de Transporte confirmou às 11h30 desta sexta-feira (28). O Sindicato dos Rodoviários de Pernambuco aderiu à paralisação nacional de 24 horas contra as reformas Trabalhista e da Previdência Social, que tramitam no Congresso Nacional. A previsão é de que ônibus voltem a circular a partir da 0h deste sábado.

Com a paralisação, os 26 Terminais Integrados na Região Metropolitana do Recife ficaram fechados e nenhum dos 28 mil ônibus circulou. O serviço de ônibus transporta, por dia, cerca de 2 milhões de passageiros na região.

Pela manhã, o Terminal Pelópidas Silveira, em Paulista, estava completamente vazio. Usuários do transporte público se aglomeraram no lado de fora, buscando alternativas. Com a greve, veículos que fazem o transporte clandestino levaram passageiros para o Centro do Recife.

Os líderes da categoria informaram que entraram com recurso para não cumprir a determinação que havia ordenado a circulação de pelo menos 50% da frota nos horários de pico. Eles também vão apelar para reduzir a multa diária de R$ 100 mil, arbitrada pelo Judiciário.

Fonte: Folha de Pernambuco