Metroviários do Recife decidiram manter o estado de greve após assembleia realizada na noite da última terça-feira (13), na Estação Recife,no Centro da capital. Isso não significa que o metrô vai parar agora. O estado de greve funciona como um alerta aos governantes de que os trabalhadores poderão deflagrar a paralisação em uma nova reunião. A próxima assembleia está marcada para 21 de junho.
Segundo a categoria, a Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) ofereceu índice zero de reajuste salarial. Por conta disso, eles vão discutir se param na semana do São João. “Nós estamos vindo de três rodadas de negociação do nosso acordo coletivo, mas infelizmente o Governo Federal tem adotado uma postura contrária aos interesses dos trabalhadores”, afirma Getúlio Basílio, presidente do Sindicato dos Metroviários de Pernambuco.
Segundo o presidente, o reajuste zero não condiz com os aumentos dos alimentos, cesta básica e planos de saúde. Os metroviários também apoiam a mobilização nacional do próximo dia 30, contra as reformas trabalhista e previdenciária propostas pelo Governo Federal.
Fonte: Folha de Pernambuco