Greve geral: CBTU garante operação do metrô


A greve geral de sexta-feira (30), um ato de protesto contra as reformas do governo Temer (PMDB), terá adesão de inúmeros sindicatos e movimentos sociais de norte a sul do país. Um deles é o Sindicato dos Metroviários de Pernambuco (Sindmetro-PE), que decidiu paralisar as operações das 23 horas de quinta (29) até as 5 horas do sábado (1°).

Mesmo com a interrupção, a Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) garantiu o funcionamento do sistema nos horários de pico, com prioridade para a linha Sul. No entanto, a CBTU ainda não informou os horários de circulação dos trens. Uma reunião foi marcada para esta quinta-feira (29) com o objetivo de discutir o cronograma.

Histórico


CBTU garante operação do metrô no dia da greve geral

Na última paralisação, ocorrida em 28 de abril, a CBTU deslocou um efetivo de funcionários da área administrativa para operar os trens. Na ocasião, o metrô do Recife funcionou apenas das 5h às 9h e das 16h às 20h.

Adesão do Sindicato

O Sindmetro-PE decidiu aderir à greve geral após uma assembleia realizada na última terça-feira (27), na Estação Recife, no centro da capital. Levi Arruda, diretor de comunicação do sindicato, justificou a paralisação por se tratar de “uma luta contra esse cenário político que estamos vendo aí e que afeta diretamente a nós metroviários”.